segunda-feira, 30 de agosto de 2010

DVD ensina como gravar filmes com a Canon 5D Mark II

Uma grande revolução das câmeras digitais, além de fotografar, foi a capacidade de gravar vídeos. A tecnologia da captação de vários quadros por segundo assumiu, ao longo dos anos, a qualidade de alta definição. A Canon 5D Mark II é hoje o exemplo de um dos mais poderosos equipamentos em gravação HD no segmento. E para ajudar profissionais da imagem a aproveitar o potencial da câmera, o fotógrafo Toni Martin Giles lança o DVD Como gravar filmes com a Canon 5D Mark II, confira.



A obra é específica para a captação em Full HD com o modelo Canon 5D Mark II, tanto para fotógrafos, cineastas ou videomakers. O autor alia técnicas com exemplos práticos da utilização do equipamento, para despertar nos espectadores uma preocupação quanto a linguagem cinematográfica. Para um melhor entendimento, Toni Giles divide suas explicações em cinco grandes grupos, que exploram os detalhes quanto ao desempenho e resultados de gravação.

O primeiro tópico, Tendências e Idéias, serve como uma apresentação geral, com idéias de utilização e uma introdução aos conceitos de cinefotografia. Nele o autor chama a atenção das várias utilizações do equipamento, que permite qualidade de cinema na captação, como na gravação do último episódio da série de TV House (feita com câmeras Canon 5D Mark II). Além disso, são evidenciadas as diferenças de pensamento do profissional de vídeo e de foto.

Em Câmeras e Técnica, Toni Giles parte para a prática da utilização da câmera, a exploração dos menus e a demonstração do potencial de cada uma das funções. Em cada um dos exemplos, o autor ilustra com trabalhos da área da publicidade ou de videoclipes. Na seqüência, em Acessório da Câmera, são mostradas adições como lentes, iluminação e áudio. Essa parte serve como um complemento para a anterior, uma expansão de acordo com os recursos dos profissionais.

O quarto tópico, Acessórios de Movimento, mostra as facilidades do uso de outros equipamentos, como o Steadicam, para tornar a captação um processo com maior qualidade. Também são mostradas várias situações e idéias de equipamentos para conseguir filmar o resultado esperado. E, por fim, a parte Criando uma Cena, Toni Giles ensina como um processo de construção de um audiovisual depende do “contar uma história”.

O DVD Como gravar filmes com a Canon 5D Mark II tem 120 minutos de duração e é o primeiro na América Latina. A obra é um lançamento exclusivo da iPhoto Editora. O autor, Toni Martin Giles, é formado pela Vancouver Film School, do Canadá. Trabalha há mais de 15 anos como fotógrafo e diretor de cena. Vencedor de prêmios de cinema no Brasil, também expôs seus trabalhos fotográficos em várias partes do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário